SEMANA AGOSTO LILÁS

Neste dia 1º de agosto, têm início em todo o Paraná a SEMANA AGOSTO LILÁS, dedicada à prevenção, conscientização e enfrentamento da violência contra as mulheres.Frut o de um projeto de lei de nossa iniciativa parlamentar, a Lei estadual nº 19.972, de 2019; aprovada por esta Casa e sancionada pelo Governador Ratinho Júnior, a matéria insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná que a primeira semana do mês seja para ações de divulgação da Lei Maria da Penha.

Em 2022, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) completa 16 anos e a campanha “Agosto Lilás”, conscientização sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, terá como tema “Um instrumento de luta por uma vida livre de violência”. A norma também instituiu como símbolo da Semana de Agosto Lilás um laço de fita na cor lilás, para ser utilizado nas campanhas institucionais.

A nossa proposição prevê que durante toda a Semana, o Poder Público, em parceria com a iniciativa privada e entidades civis organizadas, promoverão campanhas de esclarecimento, ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários, visando à divulgação da Lei Maria da Penha para o público em geral.
A cada hora mais de 500 mulheres são vítimas de algum tipo de violência no Brasil. Segundo TJ-PR, em todo o Estado, são quase 30 mil mulheres com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça. Em 2022, mais de 9 mil delas estão na capital.

Nem sempre a violência deixa marcas visíveis. Há muitas formas de agredir uma mulher, seja com atitudes, palavras ou comportamentos abusivos. E a maioria das mulheres vítimas de violência sofre calada. Pode ser por vergonha, medo ou por não saber a quem pedir socorro. É preciso campanhas e ações como as previstas na Semana de Agosto Lilás para que todos possam ficar atentos para identificar situações de violência contra a mulher, inclusive, para os sinais de agressão não declarada que também podem ser um pedido silencioso de ajuda.

A SEMANA AGOSTO LILÁS tem o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Mulheres, não se calem. Denunciem. Façam uso dos canais oficiais. Vocês não estão sozinhas! PROCUREM A DELEGACIA DA MULHER. LIGUEM 180 OU 190.

Estamos juntos nesta GUERRA!

Comments are closed