A obra abrange 59km, entre Palmas e a BR 153, e é um dos principais corredores logísticos do sudoeste do Paraná
Autoridades políticas do Estado se reuniram na manhã de hoje para o evento oficial que marca a entrega da revitalização da PRC-280, entre Palmas e o Trevo Horizonte, na BR-153. A revitalização é uma das mais aguardadas pela população e foi realizada com pavimento rígido de concreto. Essa é a primeira rodovia do estado que recebe a técnica whitetopping, considerada uma das mais modernas e resistentes do Brasil.
A obra faz parte do programa Avança Paraná, do Governo do Estado, e foi solicitada por meio do Deputado Estadual Luiz Fernando Guerra (União). “Essa era uma reivindicação de todos os sudoestinos que há décadas aguardavam uma solução. Foi um compromisso do meu primeiro mandato e muito me orgulha estar aqui hoje, honrando a promessa e vendo esse sonho transformado em realidade, melhorando a vida de todos os motoristas que passam por aqui e trazendo mais segurança para as famílias. Hoje o Sudoeste recebe uma rodovia pronta para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da região que é tão importante para o Paraná´”, declarou Guerra.
A rodovia é utilizada especialmente para escoamento da produção agrícola da indústria madeireira e de celulose, assim, gerando tráfego intenso de caminhões, o que causou uma deterioração expressiva da pista ao longo dos anos. Para a revitalização, o investimento foi de R$ 107 milhões.
O Governador Ratinho Jr. enfatizou a importância da rodovia. “Esse investimento na PRC-280 é uma conquista para o Sudoeste e todo o Paraná. É a primeira rodovia inteiramente de concreto. São 59 quilômetros revitalizados. A obra resolveu um problema de décadas da região e vai aumentar o potencial produtivo dos nossos municípios, o que é fundamental para a economia do Estado”, disse Ratinho Junior.
Após a finalização da pavimentação, que incluiu ainda as terceiras faixas na rodovia, foram realizados os serviços de acabamento, como a sinalização horizontal e vertical, hidrossemeadura, e instalação das sarjetas para drenagem superficial.
A PRC-280 tem 45 anos e é a principal ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a Capital e o Litoral do estado, onde está localizado o Porto de Paranaguá, o maior porto graneleiro da América Latina, e também o 3º maior de contêineres do Brasil, ficando atrás apenas dos portos de Itajaí e Santos.
Após essa entrega, uma nova etapa de obras na PRC-280, agora entre Palmas e Clevelândia, será iniciada. Serão mais 45km atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto, em Palmas, e seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. A obra também utilizará a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual é aproveitado como base para execução de novas placas de concreto.
Comments are closed