Polícia Civil do Paraná cria aba para denúncia de maus tratos contra animais em atenção ao nosso pedido aprovado na ALEP

Polícia Civil do Paraná cria aba para denúncia de maus tratos contra animais em atenção ao nosso pedido aprovado na Assembleia Legislativa

A alternativa já é a 3ª opção mais acessada pelo cidadão para denúncias criminais no Paraná, ultrapassando 20 mil registros de ocorrências virtuais.
Agradeço ao Governo do Estado do Paraná pela sensibilidade e pronto atendimento à demanda que nossa atuação parlamentar apresentou através de requerimento aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa.

Na sessão plenária desta 4ª feira, dia 6, a Mesa Executiva informou que em resposta à requerimento de minha autoria, através de ofício assinado pelo Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, a Diretoria de Políticas Ambientais da SEDEST (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) atestou que “com relação à Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, em parceria entre a SEDEST com a Secretaria de Segurança Pública foi criada uma aba para denúncia de maus-tratos contra animais domésticos no Disque-Denúncia 181, estando disponível 24 horas, tanto por telefone quanto pelo site www.181.pr.br “.

O Governo do Paraná esclarece, ainda, que a intenção foi a de aproveitar toda a estrutura já disponível, ou seja, sem gerar custo extra para o Poder Executivo, mas permitindo que qualquer cidadão facilmente – a qualquer hora do dia ou da noite – possa efetuar esse tipo de denúncia”, destaca o documento. Formulei o pleito no início de agosto e a “aba virtual” que entrou em vigor no final de 2019 já ultrapassa as 20.000 denúncias registradas, sendo o terceiro maior tipo criminal mais denunciado – perdendo apenas para tráfico de drogas e crimes ambientais.

De acordo com a Bióloga Dra. Fernanda Góss, Coordenadora de Recursos Naturais e Educação Ambiental da Sedest, “os números demonstram que a medida tomada foi assertiva, e permite que qualquer cidadão possa efetuar o registro de maus-tratos. Em 2020 foram 7.0754 denúncias (590/mês), em 2021 atingiram 10.919 ocorrências virtuais (910/mês) e em 2022 já foram formuladas 2.189 ocorrências que totalizam 1.094 ao mês em média, destacou.

ACESSE O REQUERIMENTO, CLIQUE AQUI
REQUERIMENTO 174/2022

No pedido formulado à época, reiterei que a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná recebia uma média diária de 10 denúncias envolvendo o crime de maus-tratos contra animais, em sua maioria animais domésticos, que totalizavam uma média de 300 denúncias mensais. Os dados atualizados demonstram que estávamos no caminho certo e que nossa atuação parlamentar contribuiu efetivamente para com a causa e a defesa dos direitos dos animais. Esse é o nosso compromisso com o Paraná.

VEJA COMO ACESSAR A ABA ELETRÔNICA PARA REGISTRAR DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS CONTRA OS ANIMAIS:
https://www.denuncia181.pr.gov.br/bids/sobre-crime

INFORME:
A data e hora da ocorrência, em que dias da semana a prática ocorre, a cidade, endereço, um ponto de referência do local e a descrição do fato.

Assessoria de Imprensa
Deputado Guerra

Comments are closed