Luiz Fernando Guerra pede providências emergenciais para monumento de Poty Lazzaroto

O Deputado Estadual Luiz Fernando Guerra (União), protocolou pedido de providências emergenciais para obras de revitalização no trevo da PRC-280 que dá acesso à Palmas, na região sudoeste. Na redação, Guerra cita também a necessidade de restauro e manutenção do monumento rodoviário conhecido como “Curitiba – Palmas”.

Trata-se de uma obra do artista Poty Lazzarotto, que é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, e foi um presente do artista ao Estado, efetivado pelo DER/PR, em abril de 1978, ano da inauguração da PRC-280.  Desenhista, Poty inicialmente ganhou notoriedade ilustrando livros. É dele, por exemplo, as ilustrações da primeira edição de “Grandes sertões: veredas”, de Guimarães Rosa, um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Mais tarde, passou a esculpir o concreto e a formar imagens a partir de azulejos pintados. Poty transformou a arte urbana da capital paranaense, compondo especialmente a paisagem urbana de Curitiba.

Neste caso de Palmas, a obra é em concreto aparente. O Estado do Paraná, em reconhecimento à imensa contribuição de Poty, realizou o tombamento do conjunto das suas obras em espaços públicos, em 25 de março de 2015. Na redação do pedido, que é direcionado ao Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), e ao Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Guerra citou ainda a recente entrega oficial das obras de recuperação da Rodovia que foram executadas com pavimento rígido de concreto e tornou-se modelo e inspiração para o país.

Comments are closed