Para comemorar os 166 anos da assinatura da Lei Imperial 704 que criou a província do Paraná, o deputado Luiz Fernando Guerra propôs a criação da Data Magna do Estado. A lei, que foi sancionada em 1853 por Dom Pedro II, deu início ao Paraná a partir da província de Coritiba, emancipando do estado de São Paulo.
O Projeto de Lei de Guerra tem como objetivo resgatar a memória histórica da emancipação, seu significado político e sua relevância para consolidar a integração sociocultural dos paranaenses.
O estado comemora a emancipação política no dia 19 de dezembro, com a posse do primeiro presidente da província Zacarias de Góes e Vasconcelos.
“Somos um Estado grande, com uma história rica e fundamental para o Brasil. Dia 19 de dezembro é importante para o Estado, porém foi em 29 de agosto que Paraná nasceu, e a partir de então que se tornou o que é. É nossa função como legisladores manter a história viva”, disse o autor.
A proposta determina que Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Judiciário promovam comemorações e festejos cívicos alusivos à data durante o expediente e estimula que os municípios e entidades da sociedade civil façam celebrações.
A iniciativa foi motivada pelas ações já desenvolvidas em 29 de agosto pelo Movimento Pró-Paraná, ente de integração e relações institucionais do Estado.
ENTIDADES APROVAM- Oito entidades de classe manifestaram apoio ao projeto de lei. A carta assinada pelo Movimento Pró-Paraná, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Academia Paranaense de letras, Academia de Cultura de Curitiba, Instituto Democracia e Liberdade, Instituto de Relações Internacionais do paraná, Centro de Estudos Brasileiros do Paraná, Associação Paranaense de Imprensa destaca a importância histórica da data para o Estado. “A comemoração proposta opera fortemente no sentido de firmar uma estatitude proativa do Paraná no âmbito da Federação Brasileira”, cita.
Comments are closed