Famosa pela produção de uvas, Mariópolis completou no mês de julho 63 anos. Para celebrar, na última quinta-feira (03), a tradicional Festa da Uva e o prato típico ”Ovelha Enfarinhada” foram oficialmente reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Mariópolis no Livro Tombo Municipal. O evento que oficializou o título aconteceu no Centro Comunitário São Francisco de Sales, com a presença do prefeito Mario Paulek, da vice-prefeita, Solange Bellan, do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, do padre Leandro Oldra Sustiço, da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Mariópolis, Márcia Tomé e convidados da região Sudoeste.
De acordo com Luiz Fernando Guerra, o município vem se destacando e o reconhecimento é fundamental para manter suas raízes. “Mariópolis é um município que muito me orgulha e preservar essa identidade cultural é preservar também a história da nossa região. A Festa da Uva e a Ovelha Enfarinhada são marcas tradicionais da cidade e anualmente aguardamos com entusiasmo a chegada da data para comemorarmos os bons resultados dos produtores que muito se dedicam na nossa terra. Na próxima semana protocolarei um Projeto de Lei para que a Ovelha Enfarinhada de Mariópolis seja também um projeto estadual e para que todo o Estado conheça essa festa. Contem sempre comigo para tornar o Mariópolis cada vez mais forte”, destacou o deputado.
Emocionado, o prefeito Mario Paulek agradeceu a todos que trabalham em prol do desenvolvimento do município e ressaltou sua alegria pelas conquistas e avanços. “Agradeço muito a todos vocês que fazem parte da nossa Mariópolis porque sem vocês essa história não seria contada hoje. Nosso município completou 63 anos e já realizamos 28 festas. Estou muito feliz e minha gratidão é enorme. Temos muitos sonhos para realizar ainda e vamos construir juntos uma Mariópolis cada vez melhor”, pontuou Paulek.
Somente em 2023 os vitivinicultores de Mariópolis devem produzir aproximadamente 1,3 milhão de quilos de uva, o que justifica a fama de “Terra da Uva”. O município conta hoje com 6.371 habitantes, de acordo com o último Censo, divulgado no primeiro semestre deste ano, e recebe anualmente o reconhecimento do público por meio da procura, cada vez maior, pela uva in natura e vinhos produzidos pelas suas vinícolas.
A Festa da Uva acontece tradicionalmente no mês de janeiro e na sua programação inclui-se também a Pisa da Uva, um verdadeiro cartão postal do sudoeste do Paraná.
Comments are closed