Deputado pede agilidade na liberação de crédito emergencial para os empreendedores

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná, onde solicita a manifestação oficial do Poder Executivo, através do diretor-presidente da Agência Fomento Paraná, sobre os critérios de avaliação e concessão de crédito emergencial através do Programa Paraná Recupera e, também cobra agilidade da instituição para concessão de crédito emergencial para preservar salários e empregos em empreendimentos informais, MEI, Micro e Pequenas Empresas em razão dos efeitos do coronavírus na economia.

No expediente, o deputado pede explicações, ainda, sobre o volume de beneficiados e o montante de recursos financeiros disponibilizados no mercado. A iniciativa parlamentar se deu por conta dos constantes pedidos sobre o tema que o deputado vêm recebendo, em especial sobre como se enquadrar e para os que já o fizeram, sobre os  prazos para acessar as linhas de crédito para financiamento da folha de pagamento e capital de giro em tempos de crise e pandemia, disse.

O deputado destacou que para aliviar a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um pacote de R$ 1 bilhão de empréstimos para estimular a atividade econômica de todo o Paraná. As medidas visam ajudar principalmente o pequeno empreendedor e autônomos com diferentes linhas de crédito que já podem ser solicitados diretamente no site da Fomento Paraná, onde há linhas especiais para autônomos, MEI e pequenos empresários.

Segundo Guerra, a estimativa do governo é de que a Fomento Paraná consiga auxiliar os autônomos e empresários com cerca de R$ 464 milhões pelo programa Paraná Recupera, que está sendo adaptado para fortalecer a economia durante o período de isolamento social – medidas para prevenir o avanço do coronavírus no país.

Comments are closed