Deputado Guerra propõe Votos de Pesar pelo falecimento do Frei Policarpo Berri

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) protocolou requerimento com Votos de Pesar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), como homenagem póstuma ao Frei Policarpo Berri, que faleceu aos 96 anos no último sábado (4), em Pato Branco. Grande religioso, o Frei fez um trabalho histórico à frente da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão e de suas 46 paróquias, contribuindo também para o desenvolvimento da região Sudoeste.

Nascido em 13 de julho de 1924 na cidade de Rodeio (SC), Inácio Berri deixou a casa dos pais aos 11 anos para dar início aos estudos no seminário da Ordem Franciscana, em Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba. Aos 19 anos tornou-se noviço em sua cidade natal, ingressando na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de dezembro de 1943. Em seguida, estudou Filosofia em Curitiba e Teologia em Petrópolis (RJ). Na cidade fluminense foi ordenado sacerdote no ano de 1950, passando a ser, a partir daquele dia, o Frei Policarpo Berri. Um ano e meio depois de sua ordenação ele mudou-se para a cidade de Niterói (RJ) onde passou quatro anos até que, em janeiro de 1956, chegou a Pato Branco aos 32 anos de idade.

A história do frei confunde-se com a do município. Poucos anos após sua chegada, atuou diretamente na arrecadação de recursos para a construção da nova Igreja Matriz e, entre outros feitos também está a conquista do órgão de tubos trazido da Alemanha para ser colocado na igreja, a implantação da primeira emissora de TV e a criação de uma rádio no município.

Dentre seus 70 anos dedicados ao sacerdócio, e que foram comemorados no dia 28 de julho deste ano, em 64 deles passou em Pato Branco. Carismático, antes de se isolar completamente por conta de seu estado de saúde debilitado, o Frei Policarpo recebia, por dia, mais de 100 pessoas na Paróquia de São Pedro Apóstolo, para solicitar as mais diversas bênçãos.

“Associamo-nos aos cumprimentos pela vida em celebração, ao saudoso e eterno Frei Policarpo, cujo nome significa “o que produz muitos frutos”! E os frutos que este homem consagrado a Deus, segundo os conselhos evangélicos e o carisma de São Francisco de Assis, produziu em favor das pessoas neste Sudoeste do Paraná são imensuráveis, incalculáveis! Deus sabe quantos e quais foram os frutos produzidos em sua seara! Deus seja louvado pelo Frei Policarpo que passou pelo mundo e gerou frutos para o seu Reinado´´, destaca um trecho do requerimento apresentado pelo parlamentar.

Reconhecimento

Durante sua vida Freio Policarpo Berri recebeu diversas homenagens. Sua dedicação ao sacerdócio foi reconhecida em 14 de junho de 1996, quando recebeu o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco que, desde a fundação da Câmara de Vereadores, em 1952, até 2020, foi entregue a apenas 87 pessoas, evidenciando sua importância.

Já em 9 de outubro de 2007 foi a vez da Assembleia Legislativa do Paraná fazer o seu reconhecimento com a entrega do Título de Cidadania Honorária. Posteriormente, em 1.o de junho de 2010, o frei recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense. A honraria é concedida para cidadãos que tenham sido ou sejam protagonistas de relevantes serviços à comunidade pato-branquense.

Em 19 de dezembro de 2013 a Assembleia Legislativa entregou para frei Policarpo a Ordem Estadual do Pinheiro. A mais alta honraria do Estado foi criada em 1972 como símbolo do reconhecimento do Governo do Estado às pessoas que se destacam em suas profissões e atuação pública, contribuindo para a divulgação e crescimento cultural, econômico, político e social do Paraná. Em 12 de agosto do ano passado, por meio de um requerimento do deputado Luiz Fernando Guerra, foi aprovado na Alep os Votos de Louvor e Congratulações pelos 95 anos de idade completados pelo frei.

“Mais do que desempenhar sua função como sacerdote, ele abraçou sua vocação e, por meio de sua fé, construiu um legado. Frei Policarpo Berri é e sempre será reconhecido por toda a comunidade por seus trabalhos prestados, e impressionava pela capacidade de trabalho e por sua imensa bondade. Também será lembrado eternamente por ter contribuído para o desenvolvimento de toda a região Sudoeste´´, ressalta o deputado.

Siga as redes sociais do deputado:

Facebook – https://bit.ly/FB_DeputadoGuerra

Instagramhttps://bit.ly/IG_DeputadoGuerra

Comments are closed