O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) entregou nesta quarta-feira, 23 de setembro, na sede do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), no bairro Rebouças, em Curitiba, os Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa para a banda da corporação pelas apresentações musicais itinerantes realizadas em diversas cidades do Estado durante a pandemia.
A homenagem, proposta pelo parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná, foi entregue em forma de certificados durante uma cerimônia que contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; do Chefe do Estado Maior, coronel Vanderley Rothenburg; do capitão José Galdino Filho, maestro chefe da Banda da Polícia Militar; dos maestros 1º. Tenente Elizeu da Silva e 2º. Tenente Jeferson Cardoso de Souza; e demais integrantes da banda, reconhecendo a bela iniciativa adotada pela polícia ao promover concertos especiais para a população, levando conforto às pessoas por meio da música durante o período de isolamento social.
Segundo o deputado Luiz Fernando Guerra os cumprimentos são extensivos a todos os integrantes da Banda da PMPR que desenvolve de forma diferenciada e de prestação de serviço sociocultural, uma atividade que faz parte de um esforço coletivo para levar, além da segurança pública, um pouco de esperança com as suas apresentações ao ar livre.
“Passamos por um momento difícil, tempo de distanciamento e isolamento social. Neste sentido, esta ação da Policia Militar do Paraná merece o aplauso e todo o reconhecimento por levar um pouco de acalento às pessoas e proporcionar-lhes um momento agradável por meio da música. Minha gratidão a todos vocês. Vocês mostram neste momento delicado que podemos e devemos fazer mais, e como cidadão paranaense só tenho a dizer muito obrigado´´, ressaltou o deputado Guerra durante em seu discurso durante a homenagem.
Ação social – Desde que o novo coronavírus chegou ao País e mudou radicalmente a vida de toda a população, a Banda da PMPR acabou ganhou uma nova missão: levar cultura à população em tempos de isolamento social. Os policiais e músicos apresentaram-se por todo o Estado, levando diversão para os moradores que estavam em confinamento para prevenir a doença; e prestando solidariedade aos profissionais da saúde e pacientes, ao tocarem músicas nos arredores de hospitais e unidades de atendimento.
“Sempre admirei a corporação da PMPR por sua atuação na Segurança Pública, e esta iniciativa de apresentações para a população durante a pandemia só reforça este sentimento. Temos que valorizar atitudes como essa, de levar carinho e conforto aos lares paranaenses mesmo em meio a tantas dificuldades que a Covid-19 nos causou´´, destacou Guerra.
História – A Banda da PMPR teve início em 1857, quando o então presidente da província, Zacarias de Goes e Vasconcelos, assinou a Lei nº 30, que autorizava o Tesouro Público a dispensar verbas para sua criação, formalizada no dia 4 de julho do mesmo ano por meio do Ato nº 86. Era a única organização musical oficializada na província. A constituição efetiva se deu no dia 7 de setembro de 1861, quando fez sua primeira apresentação pública. A partir daí passou a participar ativamente das solenidades militares, das festas religiosas e civis da comunidade, tendo como maestro o músico Bento Antonio de Menezes, que permaneceu no cargo por 23 anos.
Em 1865, durante a Guerra do Paraguai, o maestro viajou ao Estado do Rio de Janeiro acompanhando uma força destinada ao país vizinho, sendo que oito músicos foram incorporados às fileiras da Companhia da Força Policial. O músico Clarimundo José da Silva seguiu para as linhas de combate como soldado corneteiro, participando das campanhas que culminaram com a chegada a Assunção, capital paraguaia. Quando o imperador D. Pedro II visitou Curitiba, em 22 de maio de 1880, a banda participou de praticamente todas as solenidades.
Problemas financeiros determinaram sua dissolução em 1883, mas em 1891 ela foi reativada. Em 1952, ao ser criado o Batalhão de Guardas, foi incorporada ao seu efetivo e, em 1975, foi transferida para a Academia Policial Militar do Guatupê, readquirindo autonomia na década seguinte. Em 1961, sob a regência do tenente-coronel Angelo Antonello, gravou seu primeiro LP, “A Banda Chegou”, e em 1968 o segundo, desta vez sob a regência do maestro capitão Acyr Benedito Tedeschi.
Suas apresentações ganharam destaque e a colocaram como referência perante as demais bandas militares brasileiras, levando-a a realizar concertos dentro e fora do estado, chegando a ser classificada como a melhor do país em 1951.
Apresentou-se várias vezes no Teatro Guaíra, inclusive nas comemorações de aniversário da corporação. Neste ano, em razão da pandemia, o concerto que celebrou os 166 anos da PMPR, no dia 3 de agosto, foi realizado no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM. A medida foi em consonância com as medidas sanitárias adotadas no Paraná e em Curitiba para conter a pandemia do coronavírus e a apresentação foi transmitida pelos canais oficiais da PM no Facebook e Instagram. Atualmente a Banda da PMPR tem como maestro chefe o capitão José Galdino Filho, e como maestros o 1º. Tenente Elizeu da Silva e 2º. Tenente Jeferson Cardoso de Souza.
Siga as redes sociais do deputado:
Facebook – https://bit.ly/FB_DeputadoGuerra
Instagram – https://bit.ly/IG_DeputadoGuerra
Comments are closed