O cônsul-geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Salvatore Di Venezia, foi homenageado na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (20), onde recebeu Menção Honrosa em reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos anos, especialmente na área cultural, além de intensa dedicação para a regularização de cidadanias italianas, uma vez que o Brasil abriga uma das maiores comunidades de descendentes italianos do mundo. Di Venezia voltará para Roma no final do mês, onde será oficializada sua aposentadoria.
Após a honraria, o Deputado Luiz Fernando Guerra presenteou Di Venezia com espumantes produzidos no município de Mariópolis, que fica na região sudoeste do PR e conta com pouco mais de 6 mil habitantes. As bebidas são produzidas pela Vinícola RH, que mantém a fabricação com o método tradicional e com uvas próprias. Em 2020, a marca paranaense teve seus espumantes Brut e Extra-Brut brancos eleitos como os melhores de suas categorias na Grande Prova Vinhos do Brasil, concurso com mais de 1.300 amostras cadastradas.
Luiz Fernando Guerra enfatizou o trabalho prestado por Salvatori aos paranaenses durante estes anos. “Como Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, destaco as inúmeras iniciativas promovidas pelo cônsul através da diplomacia cultural entre o Paraná e a Itália que contribuíram para a geração de emprego e renda em nosso Estado. Registro também a inauguração da nova e própria sede do consulado, a terceira no país junto à de SP e do RJ dentre as sete, com conforto e comodidade para atendimento aos patrícios, e externo os cumprimentos pela sua postura de profundo conhecedor das demandas da comunidade italiana no Brasil e excelente relacionamento com as autoridades em prol da atenção às causas afetas ao consulado”, destacou o parlamentar.
Salvatori resgatou antigas reinvindicações dos cidadãos italianos no Paraná e promoveu iniciativas marcantes no estado, como a de cooperação educacional que possibilitou a aprendizagem do idioma italiano para crianças, jovens e adultos, por meio de parcerias com a Universidade Federal do Paraná e a rede municipal de ensino de Curitiba. Com seu retorno à Itália, quem assume o consulado é Maria Salamandra.
Comments are closed