Deputa Guerra comemora o avanço do processo que agora inclui 45km de concreto rígido
O principal corredor logístico do Sudoeste do Paraná, a PRC-280, acaba de conquistar mais um passo importante no processo de revitalização: o documento que trata da restauração no trecho entre Palmas e Clevelândia foi assinado na última semana e agora a empresa vencedora da licitação tem 450 dias para a entrega da rodovia.
O deputado Luiz Fernando Guerra, grande defensor e parlamentar que lutou pela obra ao longo dos últimos anos, comemorou a assinatura que garante mais 45km. “Eu assumi esse compromisso com o Sudoeste do Paraná porque nossa gente precisava de uma PRC-280 mais segura para todos os motoristas e famílias que passam por ali. O primeiro trecho, de 60km, foi entregue no final de março, e em dezembro as obras entre Palmas e Clevelândia, dos novos 45km, serão efetivamente iniciadas. E aviso, o objetivo é chegar até Pato Branco, com uma rodovia moderna, segura, muito mais resistente e toda em concreto rígido, que é a técnica mais moderna do Brasil”, destacou Guerra.
O investimento será de R$ 188.250.000,00, com prazo de execução de 450 dias corridos. De acordo com informações do DER, como se trata de uma contratação integrada, os primeiros 90 dias serão dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia da obra, com os 360 dias seguintes para execução da obra em si. Os serviços devem ser executados utilizando o sistema pare-e-siga, com metade da pista ficando interditada para execução dos serviços.
A técnica em concreto rígido é conhecida como whitetopping, um tipo de pavimento que tem vida útil maior, de 20 anos, que é o dobro do tempo previsto com o pavimento asfáltico tradicional, tem menor custo de manutenção e conservação, é mais seguro contra derrapagem e lida melhor com drenagem de água da chuva.
Nesta nova fase, a obra terá início logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, no município de Clevelândia. As pistas e acostamentos deste trecho vão passar por fresagem e reperfilagem com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), servindo como base para a execução das placas de concreto do novo pavimento, a técnica whitetopping.
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