A reivindicação de muitos anos de toda a região Sudoeste e um dos principais focos de atuação do mandato do deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL), finalmente está se tornando realidade. O primeiro passo neste sentido foi dado na quinta-feira (9) com o lançamento da pedra fundamental de revitalização da PRC-280, feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Jr., em cerimônia realizada na cidade de Palmas.
A rodovia está sendo contemplada com duas grandes obras: a revitalização em concreto rígido de quase 60 quilômetros, inédita em uma via estadual, e a implementação de 12 quilômetros de terceiras faixas em sete municípios. O investimento em whitetopping, tecnologia com o concreto, é de R$ 107,4 milhões. O processo foi licitado em Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), modalidade que prevê a execução simultânea do projeto executivo e das obras em si. Neste mês de setembro começaram algumas intervenções na pista.
As terceiras faixas estão dentro do Programa de Revitalização da Segurança Viária do DER/PR, que prevê soluções como faixa para ultrapassagens, alargamento de pista, reabilitação do pavimento, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança. O investimento é de cerca de R$ 26 milhões.
A principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a capital paranaense é uma rota utilizada para escoamento das produções agrícola, da indústria madeireira e de celulose. “Ao longo de minha atuação na Assembleia sempre manifestei minha indignação com a situação precária da rodovia e cobrei providências para solucionar esta questão. Foram décadas de descaso com a PRC-280 e sua revitalização, que foi uma das maiores bandeiras de meu mandato, é uma conquista histórica. Foi um trabalho árduo, de muita luta junto ao governo para conseguir que este sonho de todos os sudoestinos finalmente se tornasse realidade. Estamos caminhando para a resolução deste problema histórico e agora podemos comemorar a mudança deste paradigma. É hora de celebrar esta conquista e acompanhar as melhorias que estão garantidas para a rodovia´´, destacou o deputado Guerra.
Nas intervenções que já foram iniciadas na PRC-280 serão restaurados os 59,52 quilômetros entre a cidade de Palmas e o trevo do Horizonte, no entroncamento com a BR-153, utilizando concreto para o pavimento, também conhecido como método “whitetopping´´. Para este tipo de remodelação, a primeira a ser realizada em uma rodovia estadual do Paraná, serão utilizadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.
“A concretização desta reforma é resultado de muito esforço e diálogo com o governo e, principalmente, de comprometimento com um trabalho sério que vem sendo desenvolvido em meu mandato. Agradeço o empenho e atenção do governador Carlos Massa Ratinho Junior em solucionar o problema da rodovia. Também reforço a gratidão ao secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; ao secretário da Casa Civil, Guto Silva; e ao diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti, pelo espaço dado para discutir o assunto´´, afirmou o parlamentar.
Histórico
Uma das principais rodovias que corta o Sudoeste do Paraná, PRC-280 foi construída em 1931 e, de lá até os dias atuais já se passaram 80 anos, cidades surgiram, populações cresceram e histórias foram vividas. Muita coisa se passou, mas a rodovia que fez parte da vida de tantos paranaenses e moradores da região ficou parada no tempo.
Ao longo de sua atuação como deputado, Luiz Fernando Guerra atuou fortemente para buscar uma solução para a rodovia, seja por meio de manifestações públicas, discursos no plenário da Assembleia Legislativa, entrevistas a veículos da imprensa e reuniões constantes com representantes do Governo do Estado, da Casa Civil, da Secretaria de Infraestrutura e Logística e do DER-PR.
Além disso, durante os mais de dois anos de mandato o parlamentar também abriu espaço para encontros com várias entidades, associações, empresários, representantes dos municípios do Sudoeste e da sociedade civil, mantendo um canal de comunicação e parceria a fim de desenvolver tratativas que avançassem no caminho da solução para a PR-280.
Entre as entidades parceiras e que contribuíram para que os esforços dessem resultado estão a Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop); a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraná (OAB-PR), a OAB Palmas; a OAB Pato Branco, a Agência de Desenvolvimento e Grupo Gestor do Território; a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Sudoeste do Paraná (Cacispar), a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste (Acamsop), o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), além de tantas outras.
Desde o início de seus trabalhos como parlamentar Guerra buscou ampliar as tratativas junto do governo para que a reforma da rodovia se tornasse realidade. Seja por meio de requerimentos encaminhados ao Poder Executivo cobrando a adoção de medidas urgentes para a rodovia ou em pronunciamentos na Casa Legislativa, a PRC-280 nunca deixou de ser um dos principais focos de seu mandato. Além disso, constantemente o deputado abordou o assunto em suas redes sociais, renovando o compromisso de buscar resolver o problema.
Numa dessas oportunidades, em julho de 2019, por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais o deputado definiu como vergonhosa a situação da rodovia, manifestou sua indignação e cobrou medidas emergenciais do Governo do Estado. “Há mais de 30 anos a população pede a duplicação, ou ao menos, a revitalização da Pr-280. Já fizemos inúmeras reuniões com o Governo do Estado, com o apoio da sociedade civil organizada, para cobrar obras emergenciais. Não podemos mais permitir que vidas sejam ceifadas”, declarou o deputado.
No início de agosto do mesmo ano o parlamentar também usou a tribuna da Assembleia Legislativa para convidar o governador e sua equipe para conhecer de perto a situação da rodovia. Após esta iniciativa o Poder Executivo anunciou que a rodovia seria completamente revitalizada num evento realizado em Pato Branco. “O governador entendeu a real necessidade dessa reestruturação da PR-280, que hoje está intransitável. Ele se comprometeu em dar uma solução e fará à medida do possível”, disse o parlamentar à época.
Com a demora para que uma solicitação para os pedidos fosse apresentada pelo governo, o deputado apresentou novo requerimento na Alep em 16 de junho de 2020, solicitando providências urgentes do governador Ratinho Jr e ao secretário Sandro Alex e destacando que as autoridades tivessem prioridade máxima no caso, “adotando medidas administrativas capazes de dar uma resposta à altura, eficiente e capaz de solucionar a demanda dos usuários do Sudoeste do Paraná´´.
Após uma semana, mais precisamente no dia 23 de junho de 2020, o governo do Estado anunciou que a PR-280 passaria por intervenções, melhorando as condições da rodovia. A confirmação ocorreu por meio de anúncio de uma série de obras que fazem parte de um pacote de infraestrutura. Ao todo, o pacote previu um investimento de R$ 2,6 bilhões na infraestrutura do Estado, sendo R$ 600 milhões somente para melhorias em rodovias, dentre elas o Corredor do Sudoeste.
O comprometimento do governo do Estado em revitalizar a PRC-280 foi reforçado no mês de julho de 2020, quando o deputado Luiz Fernando Guerra reuniu-se com Ratinho Jr. No encontro, o governador reforçou que as obras na PRC-280 estavam entre as prioridades do governo. “Como é a grande prioridade do Estado a 280, nós vamos fazer uma obra que realmente possa suportar todo esse crescimento e desenvolvimento da região´´, destacou Ratinho Junior em vídeo divulgado nas redes sociais do deputado.
Fim da espera
No dia 13 de outubro de 2020, após meses de realização de estudos técnicos, o Governo do Estado, por meio do DER-PR lançou o edital para escolher a empresa responsável pelas obras de reestruturação da rodovia. O prazo para apresentação de propostas dos interessados foi prorrogado por duas vezes, sendo finalizado em 15 de dezembro. A partir desta data o órgão passou a analisar todas as propostas que foram apresentadas.
O certame aconteceu na modalidade de Licitação Pública Nacional, em que o critério a ser avaliado nas propostas de preço é o menor valor oferecido, desde que atendidas as qualificações para habilitação técnica previstas no edital.
Em fevereiro de 2021 a TCE Engenharia foi declarada como vencedora do certame, entretanto o procedimento licitatório acabou suspenso após a empresa ser desabilitada por não cumprir integralmente com as exigências previstas nos editais. Com o resultado, a Comissão Julgadora do DER convocou o consórcio Sanches Tripoloni/Consol Engenheiros, que ficou em segundo lugar para apresentar todas as documentações necessárias, sendo declarada vencedora. Outros concorrentes apresentaram questionamentos sobre o novo resultado, entretanto, de posse dos recursos, a Comissão do DER analisou as justificativas e manteve o resultado da licitação, homologando o consórcio como vencedor.
O consórcio formado pelas empresas Sanches Tripoloni e Consol Engenheiros, que apresentou uma proposta de R$ 107,4 milhões durante o processo de licitação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) foi escolhido para a completa revitalização do trecho. A publicação da homologação do resultado ocorreu em 23 de março e, na seqüência o governo do Estado assinou o contrato com as empresas vencedoras para realização da obra.
Na mesma época o DER-PR também publicou o edital de licitação para garantir as obras de ampliação da capacidade da PRC-280, com a implantação de terceiras faixas. A obra consiste na implantação de terceiras faixas entre o quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e o km 5,9, em União da Vitória; e entre o km 130,3, no acesso a Palmas, e o km 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro.
“A verdadeira política é estar à disposição da sociedade quando ela mais precisa. É como cidadão, reconhecer as necessidades e desejos da população e lutar para que ações que melhorem a vida de todos sejam efetivamente implantadas. A recuperação da PRC-280 é um desses sonhos que estamos conseguindo realizar depois de muita luta. Celebramos esta vitória depois de muitos anos de sofrimento com uma rodovia precária, mas seguimos adiante, buscando atender novas demandas da população por meio de uma atuação séria e comprometida com os paranaenses na Assembleia Legislativa´´, ressaltou o deputado Guerra.
Siga as redes sociais do deputado:
Facebook – https://bit.ly/FB_DeputadoGuerra
Instagram – https://bit.ly/IG_DeputadoGuerra
Comments are closed